terça-feira, 23 de março de 2010

OS MISSIONÁRIOS SÃO DESEQUILIBRADOS?

Os missionários são desequilibrados? Claro que são. Provavelmente, ele começou como um homem ou uma mulher comum. Vestia-se como as outras pessoas. Tinha os mesmos gostos de qualquer um de nós. Porém, mesmo antes de sair para o campo, ele se tornou diferente. Admirado por alguns, digno de dó de outros, ele era conhecido como alguém que estava deixando o país, os projetos e o lar por uma visão.
Agora que ele voltou parece ainda mais diferente. Para ele, algumas coisas – grandes coisas – simplesmente não parecem importantes. Os jogos do campeonato estadual ou até mesmo nacional não o interessam de maneira especial. Ele aparentemente não vê as coisas como as outras pessoas vêem. Os assuntos do momento parecem deixá-lo indiferente. Onde será que ele esteve?
Ele esteve onde o conflito com o mal é aberto e intenso, uma luta, não uma moda. Onde as roupas não se combinam porque há pouco tempo para se preocupar com isso. Onde as pessoas estão morrendo, carecendo de qualquer ajuda que ele possa oferecer, e a maioria delas sem ao menos saber que ele tem algo a dar. Onde o calor é de 48 graus à sombra e ele não pode perder tempo refugiando-se nela.
Não só os valores, mas o tempo parece ter passado para ele. Quando você fala sobre “Diante do Trono”, “Toque no Altar”, “Show Gospel”, ele olha espantado. Quando você menciona o filme ganhador do Oscar ele pergunta o que é isso. Você não imagina há quanto tempo ele está fora.Tudo bem, quanto tempo ele ficou fora? Tempo suficiente para que 30 milhões de pessoas fossem para a eternidade sem Cristo, sem nenhuma oportunidade de ouvir o evangelho, e algumas delas bem diante de seus olhos: quando aquele frágil barco afundou, quando aquela epidemia de cólera se espalhou, quando aquele conflito armado islâmico se deflagrou... Tempo suficiente para ver uns poucos homens e mulheres se entregando a Cristo, vê-los beberem do ensinamento que lhes deu. Tempo para lutar e sofrer com eles por causa da perseguição oriunda de parentes e amigos não-cristãos. Tempo para ver um pequeno grupo se desenvolver numa igreja local.
Então, ele é diferente. Mas, parece desnecessário agora. Bem que ele poderia dar mais atenção ao que está acontecendo em seu país, às roupas, à vida social, ao lazer, já que está aqui. É claro que poderia. Mas, ele não pode esquecer que o dinheiro de um terno novo compraria três mil Novos Testamentos, que enquanto gastamos um dia no trabalho, cinco mil indianos ou chineses vão para a eternidade sem Cristo. Logo, quando um missionário volta para a igreja ou para o seu grupo de cristãos, lembre-se de que ele provavelmente estará diferente.
Lógico, o missionário está desequilibrado.
Mas, pelo padrão de quem? O nosso ou o de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário