terça-feira, 30 de março de 2010

CARTA AOS ADOLESCENTES E AOS PAIS

      Atenção, eles chegaram! E parecem querer dominar o mundo. Quem são eles? Os adolescentes, claro! Por isso, precisamos saber quem são esses invasores...
     Primeiro, a adolescência não é um problema, é apenas mais uma fase do desenvolvimento humano. Todos nós passamos por ela. É uma fase de transição, e como toda transição, conflituosa. É conflituosa porque estão no limiar entre crianças e adultos. Ora são uma coisa, ora outra. É também uma fase de auto-afirmação. Acham-se detentores de toda sabedoria dos tempos modernos, suplantando em muito os anos de vivência e maturidade dos pais. É uma fase de erupção. Estranhos órgãos começam a despontar, outros a desaparecer. As mãos se transformam em asas. Eles querem voar para longe. A língua sofre uma retração. Eles se calam (com os pais, é claro!). O cordão umbilical transforma-se no cordão virtual. Eles estão constantemente conectados com o bando.
     Segundo, há dois tipos de adolescência. Há a adolescência “etária”, que é um fenômeno fisiológico e perfeitamente normal. Geralmente ocorre dos 12 aos 19 anos com as características descritas acima. Mas, há também a adolescência “otária”, que é um fenômeno social e anormal. Ocorre uma perturbação no comportamento tais como zombarias, rebeldias, pichações, gangues, rachas em alta velocidade e outras disfunções do tipo.
     O comportamento social do adolescente pode ser comparado ao comportamento social e psicológico das maritacas. Vejamos. As maritacas andam sempre em bandos, assim como os adolescentes. Maritaca solitária é aberração. As maritacas são todas iguais. Olhe para um bando de adolescentes e tente distinguir alguém diferente. As maritacas gritam todas ao mesmo tempo. Você já experimentou sentar-se ao lado de uma mesa de adolescentes? É o que mais se aproxima do alvoroço das maritacas. E por fim, as maritacas não se importam com a direção em que voam, mas com o agito enquanto voam.
     Se você é pai de adolescente é hora de cair na real. Seu filho não é mais criança. Como já afirmei, as mãos deram lugar as asas. Você será substituído pela turma. Por isso, fique atento na turma da qual seu adolescente anda. A liberdade vigiada ainda é a melhor estratégia já que todo adolescente vive a “Síndrome de Sansão”, o poder e a força chegaram com os pêlos. Papai e mamãe devem canalizar este “poder” para a vida e a bondade.
     Se há em sua casa um adolescente rebelde procure detectar se a “causa” da rebeldia não está dentro de casa. Na maioria das vezes a rebeldia é uma auto-afirmação para esconder uma carência. Procure não dar ordens ou conselhos, pois ele fará o contrário. Dê carinho, amor, aceitação e responsabilidades, pois assim se sentirá valorizado. Mas, acima de tudo, ore. Coloque seu adolescente no altar do Senhor e esteja sempre por perto para juntar os cacos. A “cura” vem com o tempo.
     Não há mais como evitar, os invasores chegaram. Resta-nos oferecer-lhes o que temos de melhor: o amor!

Um comentário:

  1. Muito bom Rabi Luciano,queria acrescentar que o Termo ADOLESCENCIA foi inventado por Estanler Haw.A Adolescencia é uma criação moderna,não existia uma fase chamada adolescente,isso é uma coisa cultural.Um grupo de psicologos reuniram e inventaram esta coisa chamada adolescente que é um intervalo entre a idade criança e a idade adulta,e criou-se este ato ,mas porque?...POrque a classe média aumentou.As familias tinham condições de sustentar esses filhos dentro de casa neste periodo,pois antes não dava.E muitos dos nossos adolescentes hoje são fruto de uma coisa que foi inventada em 1902.O que é um adolescente?-Um ser híbrido,que está entre em ser criança e ser adulto.O que resultou disso foi uma outra teoria chamada adolescencia expandida".Que é o marmanjo que chega na casa dos 30 anos e ainda está na casa dos pais.Isso ,porque os pais são carinhosos e enxergam como se o filho estivesse em crise e este adolescente se acomoda dentro da estrutura familiar,se tornam jovens apaticos sem resposta!...D'us não os chamou para viver assim,por isso como pais devemos ensinar com amor a nossos filhos que eles foram feitos a imagem e semelhança de D"us para exercerem uma vocação santa,em sabedoria,habilidade,diligente,apto ao ensino.Esta fase de dificuldade na vida,é fruto de paradigmas caido,é fruto de uma visão de um mundo influenciado e comprometido com o pecado.Mas,graças ao eterno por uma instituição chamada familia;pecisamos orar por nossas familias e que nós,cada pai possa ser o modelo para que os nosso filhos vejam o Pai maior ,que é D'us.

    ResponderExcluir